quinta-feira, 24 de julho de 2008

ISO, MPS.BR, CMMI e PMBOK (Gestão de Projetos)


Nos últimos anos muitas empresas de software nacionais vêm buscando se adequar a modelos e processos padrões do mercado internacional com o intuito de aprimorar suas técnicas e habilidades de desenvolvimento de softwares. Tais iniciativas não são vistas com bons olhos por alguns profissionais e empresários da área TI, que acreditam que preencher documentos com as necessidades do cliente, especificar em detalhes os requisitos, as funcionalidades, o escopo e o cronograma de entrega do novo software implica burocratizar, atrasar o início do projeto e aumentar o custo. Alguns clientes também acreditam que essa é a melhor prática, pois vêem mais cedo as primeiras entregas do software e o resultado das suas solicitações sendo atendidas.
A grande questão é a seguinte: quantos dos leitores deste artigo já encomendaram o desenvolvimento de um software ou entregaram um software dentro do prazo, do custo e com os requisitos e funcionalidades imaginados no início do projeto? Aliás, o problema não é só com a indústria de software, com certeza todos nós já tivemos o mesmo problema na construção civil.

Gosto da comparação do desenvolvimento de um sistema com a construção de um prédio; ora, se para construirmos um prédio temos primeiro que desenhar a planta, fazer o cálculo estrutural, estabelecer prazo de entrega aos moradores, etc, por que na indústria de software partimos direto para a construção do sistema? Uma boa consideração é a seguinte: A indústria de software tem pouco mais de 50 anos, enquanto que a construção civil remete aos tempos das cavernas. Na engenharia nos habituamos a receber a planta detalhada do empreendimento e todas as nossas negociações partem dela. Mesmo assim ainda somos pegos de surpresa com atrasos na entrega e questões de qualidade. O mínimo que temos que fazer pela indústria de software é planejar!

A utilização da gerência de projetos e o uso de modelos consagrados de produção baseados em processos vieram para corrigir e adequar a indústria de software a um modelo que permita aos clientes transmitirem suas necessidades e receberem exatamente o que foi acordado em se tratando de escopo, prazo, qualidade e custo.

A índia apostou na idéia, e já em 2002, 48 companhias indianas possuíam certificação CMM nível 4. Na mesma época, 36 companhias nos EUA e outras 12 no mundo possuíam tal qualificação. Hoje, a Índia colhe bons frutos com exportações de US$ 30 bilhões só em 2006, enquanto que o Brasil exportou apenas US$ 200 milhões no mesmo período.

Para que as empresas nacionais possam de adequar ao mercado nacional e internacional, é imprescendível que comecem a fazer uso das melhores práticas no desenvolvimento de software. A gestão de projetos usando um modelo como o sugerido no guia PMBOK e a adoção imediata de um modelo consagrado de desenvolvimento de software, a exemplo do MPS-BR ou do CMMI, é fundamental para as empresas de software.

De acordo com o IDC, o Brasil conta com 115 mil empresas de TI. A empresa que ignorar estas melhores práticas pode estar condenada a extinção em pouco tempo.

A metodologia CMMI foi criada pelo SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas que já são consideradas efetivas em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria, como também fornece um guia para a implementação dessas melhorias.
O primeiro passo a ser dado é a identificação – através de um método definido pelo SEI (SCAMPI – SEI Members of the Assessment Method Integrated Team, 2001) e conduzido por um avaliador credenciado – do estágio em que a empresa se encontra no presente; uma vez que este denota um nível de maturidade a ser alcançado pelas empresas, visando ajudá-las no desenvolvimento e manutenção dos projetos de software, como também melhorar a capacidade de seus processos.

O MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro) é um amplo programa desenvolvido pelo Softex em acordo com o ministério da ciência e tecnologia, que tem como intuito desenvolver a industria de software no Brasil. O modelo MPS.BR é baseado na norma ISO 15504 e muito semelhante e compatível com o modelo CMMI, entretanto adequado à realidade das empresas brasileiras e a um custo de implementação mais baixo.

QUALIDADE EM SOFTWARE BASEADO NO CMMI, MPS.BR E GESTÃO DE PROJETOS

Semelhças e diferenças entre ISO/CMMI/MPS.BR?
Em comum, o objetivo (Qualidade). No entanto, CMMi e MPS.BR contemplam somente a área de desenvolvimento; enquanto a ISO, pode contemplar e normatizar todas ou algumas das áreas relacionadas a este desenvolvimento. Ou seja, Comercial, Recursos Humanos,Administrativo/Financeiro, Suporte/Tecnologia e as áreas de desenvolvimento de projetos.

De maneira geral, acredito que o ponto chave na implantação de uma dessas metodologias tem a ver essencialmente com mudança cultural, onde tão importante quanto realizar o trabalho é planejá-lo e acompanhá-lo em toda a fase de execução até o seu encerramento.

Erico Fernandes é Project Management Professional (PMP) e Gerente de Negócios da IVIA no Rio Grande do Norte (erico.fernandes@ivia.com.br)

Nenhum comentário: